Entupimento em Caixa de Gordura? O que Fazer?

Caixas de gordura são pequenas estações de tratamento de esgoto que são instaladas em áreas (de preferência) externas à casa e que podem ser feitas em alvenaria ou em PVC.


Caixa de Gordura


Elas existem com a função de serem áreas decantação de resíduos como gordura e comida que vem do ralo da pia da cozinha ou ainda, da máquina de lavar-louças. Isso significa que com uma caixa de gordura, mesmo entupimento. Mas ainda sim, elas entopem. Você sabe por que? E sabe o que fazer?

Caso queira saber um pouco mais sobre estes pontos, continue lendo.


O que é e eu devo ter uma caixa de gordura instalada no meu imóvel?


Como dito, a caixa de gordura é responsável por reter resíduos alimentares que venham dos ralos de dispersores de água da cozinha e funcionam por meio de gravidade, onde a comida e gordura descem e a água com menor contaminação sobe.

Porém, essa sujeira que vai se decantando e precisam ser retiradas em uma limpeza periódica porque essa sujeira envolvida por gorduras viram blocos, e pequenos pedaços desse bloco podem se desprender e entrar no ramal do cano e criar tamponamentos.


Frisando que: As caixas de gordura podem ter diferentes tamanhos e o tamanho deve levar em consideração a quantidade de pessoas que residem ou trabalho neste ambiente e o fluxo de pessoas nos horários de maior atividade.


A instalação de caixas de gordura nos imóveis não são obrigatórios (mas são muito necessários), porém, quando instalados, a ANTB indica que sejam instalado fora da área coberta do imóvel em razão de sujeiras e cheiros.


Por que as Caixas de Gordura entopem?


As caixas de gordura ficam no intermédio entre os lavatórios de cozinha e a tubulação de despejo de esgoto para a área de tratamento e nesse espaço, uma boa parte da comida, gordura e outros dejetos despejado na pia são, em boa parte, retidos nesta caixa.


Preconiza-se que a limpeza e manutenção da caixa de gordura seja realizada a cada seis meses, para evitar que a caixa que gordura transborde ou que as placas de resíduos que se compactaram, se desloquem para o encanamento.


Como realizar o desentupimento de caixa de gordura?


Desentupimento de caixa de gordura pode ser realizado de diversas maneiras;

  • Retirar o excesso de gordura e dar um descarte apropriado,
  • Retirar os dejetos que estão causando o tamponamento com hastes flexíveis,
  • Uso de mangueiras com água para tentar empurrar as sujeiras para as extremidades do encanamento.

    Porém, estes métodos nem sempre dão certo e podem colocar o solo em risco ou ainda a própria saúde de quem está realizando a limpeza de maneira inapropriada.

Feito isso, e ainda não adiantou, o mais recomendado é que ligue para a central de atendimento de serviço de uma desentupidora de confiança.


O que eles fazem?


Através da utilização de diferentes aparelhagens e equipe especializada no assunto, será realizada uma avaliação da necessidade e a melhor forma de realizar o desentupimento. Com ponteiras específicas, eles realizam a retirada do material que ali se acumulou e fazem a limpeza da caixa de gordura.


Este serviço feito regularmente vai evitar o entupimento, além, claro, daquele desagradável mau cheiro que você deve sentir de vez em quando, até quando dá uma descarga no vaso. Que podem fica muito pior quando essa caixa de gordura transborda.


Outro serviço prestado pela empresa Desentupidora Hidro Prime que realizam a limpeza da caixa é a sucção da caixa de gordura através de caminhão alto vácuo. Dessa forma, a limpeza de rede de esgoto é feita utilizando caminhão equipado de bomba e reservatório de água. A limpeza final, para fins de descolamento de placa de gordura das paredes da caixa de gordura, pode-se utilizar o hidrojato ou jateamento em alta pressão, mas que neste caso, deve-se verificar com a equipe se a realização deste serviço é necessária e se vale à pena.


Conclusão:


Ao lidar com a manutenção de uma caixa e gordura, muitas vezes, os moradores acabam fazendo um serviço errado, que pode acarretar em sérios danos e que consequentemente sairá bem mais caro em relação a chamar o serviço de desentupidora. Por isso, não hesite em contratar este tipo de serviço.


Ao realizar os serviços de manutenção com a empresa Desentupidora Hidro Prime, você estará depositando confiança em empresas capacitadas e que também não trazem danos para a sua residência.


Além de limparem a caixa de gordura, vão fazer a higienização sem colocar em risco a saúde do morador e de sua família, e nem do meio ambiente.


Em quase todas as cidades, há uma equipe de desentupidora pronta pra lhe ajudar e você terá todo o apoio necessário para encontrar o método mais eficaz com o melhor custo benefício.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desentupidora de Vaso

Preço Desentupir Esgoto em Osasco

Porque Não Usar Soda Caustica para Realizar Desentupimentos