Transporte Correto de Efluentes Industriais


Transporte de Efluentes Industriais, para que serve?


Transporte de Efluentes Industriais
Transporte de Efluentes Industriais


Quando se iniciam trabalhos com armazenamento em tanques, em algum momento eles precisarão ser liberados. Ou ainda, se possui uma estação de tratamento de água e dejetos e precisa liberar um espaço ou destinar o que já foi decantado? Como é realizado este processo de modo correto?

Já fica adiantado que não será possível transportar de “qualquer jeito”, este material acomodados nestes tanques por pelo menos dois motivos: 

  • Volume grande de efluentes, 
  • Tipo de material contido no Efluente.

Deste modo, se faz necessário contratar uma “transportadora” de efluentes. E que tipo de prestador de serviços contactar?

Mas, para começo de conversa, vamos explicar o que é efluentes e porque existem tantas normas e legislações para que fique claro que a vazão deste tipo de efluentes não pode ser realizado de qualquer modo.

O que é Efluente Industrial?


Primeiro, vamos compreender do que é composto o material de Efluentes Industriais, para então entender qual a necessidade de um transporte seguro e um descarte regular e legalizado.

De acordo com o dicionário da língua portuguesa, a palavra Efluente significa: 
"Resíduo líquido que sai no decorrer de um processo industrial; que se refere a corrente de fluido excretado por um motor ou por um equipamento: efluentes industriais, ou ainda o que corre pela rede de esgotos e detritos sanitários".

 

Definição específica de Efluentes:


Efluente industrial
“É todo o despejo líquido gerado nas diversas etapas de um processo produtivo, isto é, toda a água que é utilizada em uma indústria e, posteriormente, descartada. Mais precisamente, de acordo com a norma brasileira da ABNT – NBR 9800/1987, efluentes industriais são ‘despejos líquidos provenientes das áreas de processamento industrial, incluindo os originados nos processos de produção, as águas de lavagem de operação de limpeza e outras fontes, que comprovadamente apresentem poluição por produtos utilizados ou produzidos no estabelecimento industrial’”[1].

Como é feito o transporte de Efluentes?

O transporte de efluentes é a realizado à partir do momento em que estes efluentes são retirados do local onde estão acondicionados e direcionados para um local onde serão tratadas. Nesta remoção, é importante contratar uma empresa responsável que faça o transporte correto e com segurança.

O transporte é realizado por caminhão tanque ou carretas tanque onde a coleta é realizada por um processo de sucção à vácuo, que protege a atmosfera da vaporização de partículas poluentes e toxicas destes efluentes.

De acordo com a equipe Poli UFRJ, existem 4 etapas para tratar estes afluentes que inclui inserem o transporte. Resumidamente, são: 

  1. Tratamento preliminar: consiste na retirada de resíduos sólidos grandes e em suspensão como plantas e afins usando “peneiras” naturais. 
  2. Tratamento de resíduos primários que estão em suspensão, formando uma “nata” que é removido. A partir daí, já é possível solicitar a retirada e deslocamento destes resíduos para tratamento para um descarte adequado. 
  3. Tratamento secundário consiste na utilização de agentes biodegradáveis para consumir os poluentes orgânicos, realizados em local especializado e após este tratamento, este resíduo líquido pode ser deslocado para um tratamento avançado e, por fim, 
  4. O tratamento terciário, tratamento mais intenso e avançado da água, que formará a água de reúso, que tanto ouvimos falar e pode ser utilizada em lava-jatos, irrigação de jardins alimentação de caldeiras, resfriamento de maquinários e etc. Levar este líquido para locais onde serão reutilizadas também deve ser realizado por equipe competente e ética.
Existe ainda o transporte de Efluentes domésticos, que são mais conhecidos e mais corriqueiros pois, os tanques domésticos são menores e ficam cheios mais rápido.

Transporte de Efluentes Industriais
Transporte de Efluentes Industriais

Qual documentação necessário?


Existe uma série de normas determinadas pela CETES, IBAMA, INMETRO e parâmetros de recipientes definidos pela ABNT, porém, vamos tratar especificamente dos resíduos de Classe I (os domésticos e efluentes industriais não perigosos e que não pertencem à Classe II). Mas a melhor pessoa para avaliar o tipo de efluente é um prestador de serviços capacitado para este tipo de avaliação. (No final deste artigo, relacionaremos todas as fontes de pesquisa.)

Então, é preciso verificar se a empresa possuem os seguintes documentos:
·       Certificado de credenciamento do veículo pelo INMETRO para transporte de produtos perigosos;

·       CADRI já aprovado pela CETESB, ou documento que comprove sua inexigibilidade;
·       Etiqueta da tipologia do resíduo;

Além disso, o do caminhão tanque que fará este transporte, precisa estar habilitado e em posse dos seguintes documentos:
·       Habilitação específica para o motorista (MOPP);
·       Documentação do veículo;

Quais danos pode ser causados ao meio ambiente por transporte e  descarte inadequado:


O dano físico e ambiental são os maiores problemas na retirada e transporte destes efluentes, e por esta razão, nossas normas e legislações:

Vamos pontuar aqui alguns danos ambientais mais conhecidos:

  • ·       Danos por partículas em suspenso na Atmosfera: Emissão de óxidos de enxofre (SO2),  óxidos de nitrogênio (NO e NO2), gás  sulfídrico (H2S), hidrocarbonetos, mercaptanas, ácido clorídrico; que podem causar desde danos estéticos (como o desbotamento ou manchas em pinturas, fachadas, etc.) como as irritações (Chuva Ácida, por exemplo) e ainda entoxicações que podem ser letais, muitas dela, inclusive pela reação de gases/partículas em suspenso.


  • ·       Danos por partículas em contato com solo, subsolo: Cinzas: Ao infiltrar nas camadas subterrâneas, contaminam a água tornando-a mais ácida e intoxicando a ambiente aquático, sendo toxico ao solo, aos lençóis freáticos e a saúde, principalmente de localidades de ainda fazem uso de água de poço para beber e cozinhar. 
o  Lodo: Aumento da Turbidez da água, Aumento da Presença de Matéria Orgânica que diminui o oxigênio presente no meio, Aumento de Metais Pesados que intoxicamo ambiente e a biota vivente neste meio e a degradação da qualidade do ambiente nos mais amplos cenários.

o   Óleos / Gorduras: 

  • Água – Cria uma película por cima do espelho d’água que impede a oxigenação e a iluminação, levando à morte todos os serem que vivem naquele ambiente; 
  • Solo – Contaminação de lençóis freáticos e impermeabilização do solo; 
  • Clima – A degradação da gordura (à grosso modo) resulta em emissão de gás metano, contribuindo junto ao gás carbono que contribuem para o aquecimento global.

o   Resíduos Alcalinos: Alcalinização da água e do Solo.

Conclusão

Ao contar com os serviços profissionais da Desentupidora Hidro Prime para realizar ações de transporte de efluentes – Industriais ou domésticos –, você terá todo o apoio necessário para encontrar o método mais eficaz com o melhor custo benefício, com equipe especializada e preparada para avaliar o tipo de material e fazer o transporte seguro e o descarte criterioso.




[1] Informação retirada do site https://fluxoconsultoria.poli.ufrj.br/blog/quimica-alimentos/efluentes-o-que-sao-como-tratar/

Comentários

  1. Thanks for this. I really like what you've posted here and wish you the best of luck with this blog and thanks for sharing. Desentupidora no itaim bibi

    ResponderExcluir
  2. The post is absolutely fantastic! Lots of great information and inspiration, both of which we all need! Also like to Logo design admire the time and effort you put into your blog and detailed information you offer! I will bookmark your blog and have my children check up here often.
    Desentupidora em Araras

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Desentupidora de Vaso

Preço Desentupir Esgoto em Osasco

Porque Não Usar Soda Caustica para Realizar Desentupimentos