Como Desentupir Caixa de Gordura


Desentupimento de Caixa de Gordura


A caixa de gordura é uma estação de tratamento por depósito que são (ou deveriam ser) instalados nas residencias e imóveis e servem para realizar um tratamento inicial ao esgoto produzido no imóvel assim como as caixas de esgoto (conforme falei um pouco no artigo “Como Desentupir a Caixa de Esgoto”).

As caixas de gordura funcionam como uma estação de tratamento e também de separação de gordura e óleo dos dejetos que vem da pia da cozinha, para que não sejam completamente encaminhados pela tubulação e venham a se aderir nas paredes do encanamento, porém, com o acúmulo de gordura, as caixas de gordura também se enchem e entopem.

Vamos falar um pouco sobre como os dejetos causam entupimentos na tubulação dos ramais de descarga (para saber um pouco mais sobre ramais de descarga, vejam o texto sobre “Desentupimento de Vaso Sanitário”), algumas formas para desentupir com receitas caseiras e ainda casos que precisam de assistência técnicas especializadas.

O que é uma Caixa de Gordura?

Desentupimento de Caixa de Gordura
Desentupimento de Caixa de Gordura
Como dito, caixas de gordura são pequenas áreas de tratamento instaladas em imóveis que possuem ramais de escoamento de esgoto sanitário e podem ser feitos de caixas de PVC ou de alvenaria (na minha casa, são de alvenaria, por exemplo). Essas caixas ajudam com a decantação de dejetos e gorduras através de um sifão instalado na no ramal que levavam e retiravam os dejetos da caixa de gordura.

O que é o entupimento da Caixa de Gordura

Assim como falado, uma parte dos dejetos vindos da pia como comida, gordura, sabão, etc., são separados por decantação para não se aderirem às paredes dos canos da rede de esgoto. Acontece que, com o acumulo dos dejetos separados, esses dejetos vão se agrupando, sendo prensados por força da gravidade e enchendo a caixa de gordura até que, interrompem as entradas dos canos ou ainda entrarem em porções no cano, são empurrados através da rede até que se instalam em algum ponto do ramal que não há alcance da mão ou de algum objeto que possa raspar esses dejetos.

Como saber se a Caixa de Gordura está entupida?

Não é incomum o retorno da água em outros ralos de coleta de esgoto sanitário onde se apresentam os primeiros sinais de entupimento.

Sinais que podem se apresentar em pias e ralos que corroboram com o entupimento da caixa de esgoto:

  • Mau cheiro no imóvel/casa vindo de ralos de banheiro, pias e canos de escoamento da máquina de lavar roupas
  • Barulho de borbulhas, bolhas, nos ralos de escoamento
  • E o sinal mais notável: Água descendo com velocidade diminuída.

E como realizar o Desentupimento da Caixa de Gordura?

Para entupimentos mais simples como dos encanamentos vindos de ralos de cozinha, banheiro, etc., pode-se tentar misturas químicas efervescentes simples, como:
  • Vinagre e bicarbonato,
  • Água quente,
  • Suco de limão quente e bicarbonato,
  • Desentupidores mecânicos
  • Etc.,


Porém, nem sempre essas misturas adicionadas através dos ralos chegam até o local onde encontram-se as placas de gorduras aderidas ou ainda dejetos tamponando o cano.


O Desentupimento de caixa de gordura pode ser realizado de diversas maneiras; uma das mais comuns e que pode ser feita sem colocar em risco a sua vida e da sua família é utilizar um desentupidor. Feito isso, e ainda não adiantou, é recomendado que ligue para a central de atendimento de serviço de desentupidora em São Paulo.

O que eles fazem?

Através da utilização de diferentes máquinas (algumas, que a gente não faz nem ideia de como funciona e o quanto resolve o problema) e equipe especializada no assunto irão avaliar a necessidade e a melhor forma de realizar o desentupimento. 

Com as máquinas elétricas e ponteiras específicas, eles realizam a retirada do material que ali se acumulou e fazem a limpeza da caixa de gordura. Este serviço feito regularmente vai evitar o entupimento, além, claro, daquele desagradável mau cheiro que você deve sentir de vez em quando, até quando dá uma descarga no vaso.

Outro serviço prestado pela empresa desentupimento é sucção da caixa de gordura através de caminhão alto vácuo. Dessa forma, a limpeza de rede de esgoto é feita utilizando caminhão equipado de bomba e reservatório de água para hidrojato ou jateamento em alta pressão.

O cuidado ao querer arrumar uma caixa e gordura, é não piorar a situação. Muitas vezes os moradores acabam fazendo um serviço errado, que pode acarretar em sérios danos e que consequentemente sairá bem mais caro que chamar o serviço de desentupidora. Por isso, não hesite em contratar este tipo de serviço.

Conclusão:

Ao chamar a nossa empresa desentupidora você estará depositando confiança em uma empresa capacitada e que também não trazem danos para a sua residência, como quebrar um cano, que se acontecer e até pode, em alguns casos, é de responsabilidade da empresa.

Além de limparem a caixa de gordura, vão fazer a higienização sem colocar em risco a saúde do morador e de sua família. Em quase todas as cidades a uma equipe de desentupidora pronta pra lhe ajudar. Ao contar com os serviços profissionais da Desentupidora HP para desentupir o esgoto, você terá todo o apoio necessário para encontrar o método mais eficaz com o melhor custo benefício. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desentupidora de Vaso

Preço Desentupir Esgoto em Osasco

Porque Não Usar Soda Caustica para Realizar Desentupimentos