Porque Não Usar Soda Caustica para Realizar Desentupimentos

Muitos são os casos do uso doméstico da Soda Caustica para o desentupimento de encanamentos de ralos, canos e vasos. Em limpeza de superfícies e mesmo em ambientes comerciais.

Porém, o que as pessoas ignoram ao usar ou ainda, não sabem, é que a soda caustica é um químico corrosivo, tóxico e pode ser letal ao encanamento e a sua saúde.

Se ainda não sabe o que é a soda caustica, como costuma ser utilizada e os riscos da mesma continue lendo este artigo.

O que é Soda Caustica

De acordo com o Site InfoEscola (artigo completo no site, clique aqui) O hidróxido de sódio, também conhecido como Soda Cáustica, cuja fórmula molecular é o NaOH, pertence a classe das bases, sendo classificada como forte. A figura a baixo demostra de forma simples sobre a classificação do Ph para que fique um pouco mais claro:

Escala de Ph
Escala de Ph


É um sólido (temperatura ambiente) branco cristalino, é bastante solúvel em água e se ficar exposto ao ambiente por algum tempo, absorve a umidade do ar e vai se tornando um liquido incolor.

É considerada uma substância química muito perigosa por ser tóxica e reagir liberando calor com água, ácido e solventes polares, liberando vapor sufocante e corrosivo e formando soluções fortemente alcalinas (Veja na figura a cima). Seja na forma sólida ou em solução pode causar sérias queimaduras quando em contato com pele ou olhos.

A Soda Caustica não existe na natureza, ele é preparado industrialmente pela à partir de uma solução aquosa de cloreto de sódio.

Uso da Soda Caustica

No dia a dia, o uso mais comum da Soda Caustica é:

  • Fabricação de sabão e saponáceos (à frio), 
  • Na fabricação de biodiesel, 
  • Lavagem e descascamento de frutas, 
  • Produção de corante caramelo, 
  • Escaldamento de aves. 
  • Agente de limpeza.

 

O uso como agente de limpeza:

     De acordo com o site Wikipédia (veja o artigo completo clicando aqui) o hidróxido de sódio é frequentemente usado como um agente de limpeza industrial. É adicionado à água, aquecido e, em seguida, usado para limpar equipamentos de processo, tanques de armazenamento, etc. Ele pode dissolver graxa , óleos , gorduras e depósitos à base de proteínas .

 

O caus se instaura no uso doméstico para limpar tubos de descarga de resíduos sob pias e esgotos, ralos e caixas de tratamento de esgoto (leia mais sobre a limpeza de caixa de esgoto no nosso blogue aqui) e gordura (leia mais sobre a limpeza de caixa de gordura no nosso blogue, aqui).  O hidróxido de sódio é usado em casa como um para desbloquear drenos entupidos, geralmente na forma de um cristal seco ou como um gel líquido espesso. O alcalóide dissolve graxas e placas de gorduras e produz dejetos solúveis em água .

 

Também hidrolisa as proteínas , tais como aqueles encontrados no cabelo que podem bloquear tubos de água e ralos de banheiro. Essas reações são aceleradas pelo calor gerado quando o hidróxido de sódio e os outros componentes químicos do limpador se dissolvem na água. Tais limpadores de drenos alcalinos e suas versões ácidas são altamente corrosivos e devem ser manuseados com muito cuidado.

 

Os Riscos do Uso da Soda Caustica

 

Lembram que no parágrafo sobre o que é a Soda Caustica, estabelecemos que ela reage com a água e libera calor? Isso quer dizer que na reação química de dissolução, ela esquenta somente pela reação. E como é que normalmente ela é utilizada para realizar a desobstrução em tubulações? Adicionando água quente!

 

Já fez a conta? É isso mesmo, essa mistura ferve dentro da tubulação que muitas vezes não é adequado para  passagem de água quente vão ser danificados com essa reação química.

 

De acordo com o site expertise (veja a página aqui), tubos de PVC para instalações de água fria não suportam temperaturas, de modo geral, maiores que 25ºC. Por serem menos maleáveis, o choque térmico ocasionado pela passagem da água quente pode rachar ou derreter o tubo.

 

 

Vale ressaltar que de acordo com o blogue de informações de construção da Leroy Merlin (veja o artigo completo aqui), por ter um clima tropical, no Brasil, Os canos para água fria são os mais comuns nas, mas precisam ser escolhidos com cautela para não causar nenhum tipo de vazamento ou infiltração pela casa. Eles geralmente são fabricados em PVC, um material que é considerado forte, mas não apresenta muita resistência ao calor.

 

Então, a probabilidade de você danificar seu encanamento jogando soda caustica na tubulação é quase certa, sobretudo se você acrescenta a esta reação a água em fervura.

 

O com o cano trincado, fragilizado ou mesmo estourado, você terá um problema ainda maior que o entupimento que será a infiltração. O dano da infiltração vai além das manchas de mofo e as bolhas na pintura. Como o material de construção normalmente são bastante porosos, existe bastante espaço para a água ou esgoto que vaza das tubulações corram por dentro da estrutura, e ai sim, temos problemas.

 

Corrosão da armadura:

     De acordo com o site Fibersals (veja o artigo completo aqui), no vazamento, o concreto vai sendo lavado até que expões a armação que, em contato com a água, enferruja e se desfaz.

Falha na Concretagem por Vazamento
Falha na Concretagem por Vazamento

     Eflorescência devido a Lixiviação do Concreto:

Eflorescência devido a Lixiviação do Concreto
Eflorescência devido a Lixiviação do Concreto

 Ainda de acordo com o Site Fibersals, as eflorescências são problemas muito comuns que podem ocorrer em qualquer situação em que haja água em um ambiente ou compartimento mal impermeabilizado. O concreto é um material alcalino (ph variando entre 12 e 14), e são formados vários sais após a reação do cimento com a água durante o processo de cura.

 

O resultado da reação dos sais com essa água e o surgimento de eflorescências na estrutura, normalmente da cor branca. Veja a imagem a baixo, apesar do nome estranho, certamente você já deve ter visto este problema estrutural.

 

Essa patologia pode conferir uma perda de estabilidade do concreto, além de causar danos à armadura. E além de todo problema estrutural, o resultado estético e visual das eflorescências é bastante desagradável. Para avaliar o custo destes problemas, muitas questões precisam ser avaliadas mas podemos deduzir que não vai sair barato.

 

Conclusão.

A solução que parece ser fácil e barata (Já que um frasco pode ser adquirido por valores que variam de R$ 15,00 A R$ 20,00), de acesso imediato (pois pode ser adquirido em supermercados, lojas de produtos para construção e afins), o custo desta solução pode ser bem mais custosas, danosas e desagradáveis.

Se não for possível desobstruir a tubulação com técnicas caseiras como descritos no artigo “Como Desentupir Caixa de Esgoto” ou “Como desentupir a pia da cozinha” ou ainda “Como desentupir o Vaso Sanitário”, procure uma equipe especializada com equipamento apropriado para proporcionar essa liberação da tubulação.

Técnicos cursados em hidráulica e habilitados na retirada de obstrução ou detritos nas redes do cano, desimpedindo toda tubulação e trazendo normalidade no escoamento.

A Desentupidora de tubulações Hidro Prime resolve qualquer tipo de entupimento de ralos, pias, vasos sanitários, canos, caixas de esgoto e etc, pois, em nossa equipe, encontra-se os melhores técnicos do mercado, além dos mais modernos equipamentos para desentupimentos.

Ao contar com os serviços profissionais da Desentupidora Hidro Prime para desentupir qualquer tipo de tamponamento, você terá todo o apoio necessário para encontrar o método mais eficaz com o melhor custo benefício e segurança para a estrutura de encanamentos e sistema hidráulico.  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desentupidora de Vaso

Preço Desentupir Esgoto em Osasco